quarta-feira, 6 de março de 2013

Era uma vez...

"Era uma vez uma menina que adorava ouvir história. Um dia ela cresceu e descobriu os livros. Mais tarde se casou com um rapaz que lia dois livros por vez. Se casaram e ficaram lendo para sempre!!!"

Aqui em casa sempre estamos lendo algum livro e eu tenho a mania de ler em voz alta, por isso o primeiro contato dos meus pequenos com o mundo escrito certamente foi com algum livro ou texto que eu estava lendo. Acontecia assim:eles dormindo eu lendo, eles acordavam eu continuava a ler em voz alta (claro que depois de atender as necessidades dele kkk).

E assim começou, depois conforme o Nanni (2 anos e 10meses) foi crescendo ganhava um livro. Aliás esse é o presente mais constante em nossa casa, que não precisa de motivo ou data especial. Simplesmente saí encontrei um que gostei levei. Coisa de viciada mesmo kkkkkk

Quando ele entrou na escola, no ano passado, agregamos alguns detalhes a nossa leitura como ler os nomes dos autores e ilustradores. E como ele escolhe um livro e relemos muitas vezes comecei a ler os dados dos autores, só para ter algo diferente para ler, mas ele gostou e agora me pede para ler em todos os livros.

A Manu nasceu já inserida na literatura infantil, ela está presente quando lemos para o Nanni e herdou seus primeiros livro de paginas duras, com histórias de animais, que podem ser manipuladas sem o perigo de rasgar.

Dicas:
1) quando eles são pequeninos seu tempo de atenção é curto, por isso dificilmente vão para escutar uma história inteira. Por isso não desanime continue lendo a história até o fim e aos pouco a atenção e o interesse irão aumentar.
2) as histórias ajudam as crianças a lidarem com a realidade. Por meio da história o simbólico da criança é construído e com isso sua compreensão do mundo.
3) é tendo contato com o livro que eles aprendem como folheá-lo e mante-lo.
4) ver seu livro recontando a historia não tem preço é bom demais!!!!!!!!!!

Então vou lista os tops daqui de casa:

1) Chapeuzinhos Coloridos - José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
É uma releitura do Conto da Chapeuzinho Vermelho, muito bem feita em que cada cor de Chapeuzinho tem relação com alguma característica. Comecei a ler para o Nanni quando ele tinha 1 ano e 7 meses, uma história por vez, ou seja, uma Chapeuzinho por vez. Hoje ele escuta o livro todo, que são 6 histórias. Ele gosta mais da Chapeuzinho Azul e da Chapeuzinho Preto.



2) O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado - Don e Audrey Wood
Uma História sutil, simples e adorável. Num diálogo entre narrador e personagem, falam de um Urso que não é visível, mas é bem presente durante toda a história. O grande mérito do livro fica por conta do ilustrador que deixa a cara do ratinho super expressiva. Além de ser uma ótima leitura é fácil para as crianças recontarem.


3) Por Favor, Obrigado e Desculpe - Blecky Bloom e Pascoal Beti
Um livro divertidíssimo que fala sobre boas maneiras. Ensina como se comportar em diversos lugares de uma forma bem engraçada, no qual a falta de educação coloca em apuros seus personagens. Aqui ele é relembrado o tempo todo, pelo Nanni e por nós!!


4) Lá em Casa Tem um Bebê e Pra que serve? - Guto Lins
Esse livro é escrito na forma de um diário de um menino de 4 anos que ganha um irmãozinho. Ele passa o livro todo procurando entender como funciona um bebê e o que dá pra fazer com ele, até chegar a conclusão que "É irmão e é pra sempre" esse descoberta é carregada de emoção. É bem legal e foi muito, muito mesmo, lido durante a gestação da Manu.



5) É o Lobo? - Ciranda da Cultura
Um livro cheio de detalhes, um suspense com um final assustador. Faz a alegria dos amantes do Lobo Mau.

6) O Que Tem Dentro da Sua Fralda? - Guido von Genechten
Conta a história de um ratinho curioso que já está usando o penico. Foi usado na época do desfralde do Nanni.

7)  A Rainha das Cores - Jutta Bauer
É feito uma relação de cores e sentimentos. Simples e colorido conta a história sutil de uma rainha e suas emoções e como as vezes chorar ajuda a aliviar a tristeza. Uma graça de livro.

8) Quando a Mamãe Virou Um Monstro - Joanna Harrison
Um livro dedicado as mãe kkkk. A história acontece em um dia de caos, de uma mãe e seus dois filhos, em que sua paciencia vai se esgotando até que ela vira monstros. Ótimo!!! Li muitas vezes para o Nanni e ainda hoje quando começo a ficar brava ele me fala "Mamãe você tá ficando um monsto?" kkkk acho que ele também gostou, aliais uma das primeiras palavras que ele falou foi "aqui!"uma de uma passagem desse livro. kkk

9) Poesia na Varanda - Sonia Junqueira e Flávio Fargas
Esse livro veio na coleção do Itaú e o Nanni adorou!! Uma metalinguagem bem feitinha, super delicada e cheia de rimas, o que deixa a história com um ritmo delicioso.



10) Aventuras de Natal - Ciranda Da Cultura
Conta a história do Papai Noel, onde mora, o que faz, como entra nas casas, enfim toda a magia do Natal. Achei na época de Natal com esse propósito de explicar para o Nanni toda essa magia. Ele adorou tanto que "le" até hoje. O livro é bem interativo com abas e "poupaps".


"E a história entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra... "

Nanni lendo gibi com os óculos da Vovó

E vocês gostam de ler? Quais os livros que fazem sucesso em suas casas?

Bjs