segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dicas para dormir bem... Como funciona aqui!!

Eu não sei se é sorte, mas meus dois filhos dormem muito bem e desde bem cedo.

Quando eu estava grávida do Nanni eu fazia pós-graduação e tive uma aula muito bacana sobre sono, com uma das coordenadoras do instituto do sono, e coloquei em prática o que aprendi e funcionou!!

Conhecimento que fez a diferença:
1) dormir é aprendido
2) o hormônio do sono começa a ser produzido após o terceiro mês de vida
3) o hormônio do sono tem liberação gradativa começa ao entardecer e tem seu pico por volta das 21hs, mas sua queda é abrupta no contato com a luz.

Sabendo disso eu fiz o seguinte:
1) durante o sono do dia meus bebês dormiam na sala, com luz e barulho
2) durante a noite nem uma luz era acesa, eu tinha um abajur com lâmpada azul para me ajudar na troca das fraldas
3) procurava conversar o menos possível, com eles, durante a noite
4) rotina, fazer alguma coisa que ajude-os a prever que está na hora de dormir.

fonte: google

E assim foi, minha pequena começou a dormir 12 horas por noite com 2 meses e meio!! Eles não trocaram o dia pela noite.

A Manu, eu ensinei a dormir sozinha, aqui cada um dorme no seu espaço e hoje, quando ela está com sono, é só coloca-la no berço que ela já dorme. Com o Nanni, eu faço ele dormir na cama dele, conto história e espero ele dormir. Quando eles estão muito agitados: música, canção de ninar e um banho quentinho ajuda se organizarem para dormir.

Hoje já se fala de "crono biotipo", que nada mais é do que a hora do sono de cada indivíduo. Por aqui isto é bem visível, a Manu dorme as 21:30hs e o Nanni dorme as 23hs. Segundo esses estudos dormir fora dessa "hora biológica"torna mais difícil de conciliar o sono, porque para se manter alerta além desse horário o organismo libera adrenalina e sua ação dura mais ou menos 3 horas, ou seja a sensação de sono vai recomeçar no mínimo 3 horas mais tarde. Outra descoberta é que a liberação de hormônios importantes, entre eles o hormônio do crescimento, acontecem as 3h da madrugada desde que se respeite a "crono biotipo" e que o ambiente tenha ausência total de luz.

Existem outras formas de ter um bom sono, a Elaina do Vida de Mãe conta nesse post como funcionou com ela. Como eu já disse sou adepta da Teoria do Eco e eu não consegui fazer nada que a "Encantadora de Bebês" recomenda, mas com ela deu certo e o post está tão bem escrito, vale apena ler, vai que alguma coisa faz eco!?

Bis