quarta-feira, 19 de junho de 2013

Os Bastidores da Festa

Por conta da minha paixão por festas, principalmente as caseiras, resolvi dividir com todos como as faço. Espero que esse post ajude as festeiras!!!!

Planejamento
                                   fonte: google

Nesse momento decida o Tema, o Lugar e os Convidados, daqui nascerá o restante da festa!!
  • Tema - para os pequeninos é uma escolha difícil pois eles pouco participam. Na festa de 1 aninho dos meus filhos eu escolhi algo que eles gostavam: o Nanni adorava o Cocoricó e a Manu é apaixonada por mato, então Borboletas. No segundo ano do Nanni eu dei duas opções para ele, a escolha foi Carros e no terceiro perguntei para ele o que achava de uma festa de Lobo e ele topou na hora! Sobrou até para a sobrinha uma festa de bonecas já que vivia com umas Bonecas a tira-colo kkk. Tema decidido?

  • Lugar - determinar o espaço é fundamental para depois pensar na decoração e na quantidade de convidados, se será necessário alugar mesas e cadeiras ou até se comporta piscina de bolinha e pula-pula.

  • Convidados - é sempre um dilema pensar em quem convidar, pois temos que levar em conta o valor da festa (aumenta conforme o número de convidados) e o espaço que temos. Os primeiros aniversários acabam sendo só com a família, principalmente quando ela é grande; depois se faz necessário a presença de crianças e, de preferência, as que convivam com o aniversariante.


Mãos a Obra
Tudo escolhido e decidido, hora do próximo passo: definir o Cardápio, a Decoração e as Brincadeiras.

fonte: google

  • Cardápio - os doces geralmente fazem parte da decoração, por isso acabo fazendo sempre algo relacionado com o tema. Os salgados são o maior dilema e variam com o horário da festa. Como minhas festas são a tarde, depois do almoço, abuso das tortas, pães de Metro e com patês, saladas (já fiz Tabule, mas existem outras opções), cachorro-quente e batata congelada (que assadas são o maior sucesso!!). Deixo à vontade dos convidados se servirem, mas isso só é tranquilo quando se dispõe de uma mesa grande para não ser necessário repor a todo instante. Normalmente sou eu mesma que faço, claro que conto com as avós, bisa e tias!!!
    • Quantidade - quando penso na quantidade sigo a proporção abaixo geralmente e divido entre os pratos que vou servir. Acabei de descobrir que o site da Revista Crescer faz todo o calculo e ainda dá dicas de quantidade:
      • cerveja = 600ml/ pessoa
      • refrigerante/água/suco = 500ml/pessoa
      • salgado = 8 a 10/ pessoa
      • pão de metro = 1 Metro/ 6 pessoas
      • doce = 4 a 6/ pessoa
      • bolo = 100g/ pessoa
    •   Esses cálculos valem também para quando se contrata um serviço.
  • Decoração - com o tema já escolhido defino de 2 a 3 cores para trabalhar e vou para o Printerest procurar inspiração. Pensando nos doces e nas louças que tenho a disposição, começo a pensar também na mesa do bolo e mesas dos convidados. Enquanto isso já vou fazendo a arte digital e os demais detalhes da festa. Aqui valem as perguntas: terá bexiga? - (ajuda a enfeitar o salão); o que terá atrás da mesa do bolo? - (painéis em forma de cortinas com tecidos, fitas de cetim e bandeirinhas são uma boa opção); você quer uma mesa com bonecos ou clean? - (eu prefiro as clean, nelas se investem nos detalhes); terá painéis? - (depois da festa do Nanni fiquei fã!!! Eles ajudam a decorar o salão e a incrementar a festa); enfeites das mesas de convidados terão lembrancinhas?; quem fará a decoração? - (mesmo para contratar esse serviço precisa de antecedência)
    • Lembrancinha - faço junto com a decoração e muitas vezes a uso como parte da mesma. Tem que ser pensada à quem se direciona: crianças ou adultos? Nas festas desse ano eu fiz para os dois, a criançada se diverte em levar os doces da festa para casa e também dá para usar a criatividade (confeccionar algo na oficina, massinha, kit de pintar e kit de higiene) para os adultos algo simples, porém elaborado. As lembrancinhas estão ligadas ao tema da festa, nem que seja apenas pela arte digital.
    • Faça Você Mesma - os materiais que uso para a decoração eu compro nos comércios populares de Santo Amaro e 25 de Março. A grande diferença entre esses locais é a variedade, na 25 existem mais opções de lojas e objetos e o preço é praticamente o mesmo.
    • Arte Digital - normalmente faço a arte digital no Power-Point usando Kit de Scrapbook Digital e papeis de Scrapbook. Como eu faço? Não sei kkkkk!!! É de tanto mexer que vou chegando ao que desejo ;)

  • Brincadeiras - é bom pensar na idade das crianças convidadas e na do aniversariante. Muitas vezes o playground do prédio já é suficiente e vale lembrar que as próprias crianças inventão a brincadeira, basta espaço e material para soltar a criatividade. Já usei piscina de bolinhas, que foi um sucesso com todas as crianças e oficina de sucata com contação de história - as crianças adoraram mas necessita de monitoramento. Para a oficina eu levei tudo semi-pronto e fui montando com eles.


Dia da Festa

fonte: google

A arrumação começa uma semana antes. Durante a semana dá para preparar os doces com os tags, embalar as balas e preparar tudo que não estraga. Na véspera decoro o salão e faço algumas comidas. No dia deixo para arrumar as comidas na mesa e preparar os pratos frescos. Não se esqueça:
  • Trilha Sonora - que tipo de música tocar? Hoje podemos lançar mão de muitas mídias musicais mas definir o estilo é necessário. Costumo deixar tocando no começo da festa músicas que tem a cara de nossa família, de adulto mesmo, por aqui ouvimos rock e é isso que toca. Conforme as crianças vão chegando coloco as músicas que os pequenos gostam. Para quem acha muito, música de adulto em festa infantil, uma boa opção são os projetos Kids existentes pelo mundo como o da Adriana Calcanhoto - Pirilin, do Pato Fu e até Palavra Cantada, são músicas boas feitas para crianças com arranjos elaborados.

  • Presentes - abrir ou não os presentes? Deixo a critério das crianças, afinal qual a vantagem de receber um presente em mãos e não poder abrí-lo? Normalmente eles só querem abrir os  primeiros, depois a brincadeira fica tão boa que eles mal param para dizer oi kkk. Então para todos os casos é bom ter uma caixa para guardar os presentes e uma caneta para os convidados identificá-los.

  • Imprevistos - se tem uma coisa que podemos ter certeza que irá acontecer na festa são imprevistos!! É a comida que não chega ou ficou ruim; é a bexiga que estoura; é a toalha da mesa que não serve,;é o refrigerante que acaba... Enfim qualquer coisa poderá sair do planejado, por isso relaxe e aproveite sua festa com o que ela tem, use a criatividade para resolve-los e não se estresse, afinal você é a única pessoa na festa que sabe o que deu errado!!
E agora, ficaram mais preparadas para a festa?

Bjs