quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um pouco de Cidadania, por favor!! BC #Protestomaterno


Nesse momento em que todos estamos exigindo nossos direitos resolvi fazer esse post, que faz parte da BC # Protesto Materno, falar um pouco sobre nossos deveres.

Nos achamos muito solidários e ao mesmo tempo somos pouco cidadãos. Temos uma dificuldade enorme de respeitar o espaço do próximo e de pensar no coletivo. Ouvimos som alto e deixamos os carros atravessados na rua e ainda achamos ruim quando alguém reclama. Não temos a menor noção que o publico nos pertence e não é responsabilidade só dos governantes, por isso jogamos lixo no chão e ainda achamos um absurdo nossa cidade ser suja. Somos grosseiros quando estamos ao volante e muitas vezes não damos passagem, sem perceber que isso contribui para o caos que vivemos no trânsito. Somos tão imaturos politicamente que acreditamos que politica não se discuti e tratamos eleições como campeonato de futebol e os partidos como times, e quando muito buscamos as propostas que nos beneficiaria diretamente. São poucos os que pensam no coletivo.

Estamos querendo uma reforma politica, que está mais que na hora e se faz mais do que necessária, mas também precisamos de uma reforma cultural. Devemos abrir mão do jeitinho para agarrar as soluções reais. Se não queremos políticos corruptos não devemos ser corruptos e muito menos corruptíveis. Temos que abrir mão dos esquemas  e encarar as coisas de frente, por menor que ela seja o q vale é o conceito "burlar as leis para benefício próprio" que está errado.

É claro que esse comportamento nada mais é do que o resultado de anos de exploração somado a anos de ditadura, porém cabe a nós cidadãos e pais mudar esse perfil.

A rua se faz necessária no momento, mas ela é pequena para as mudanças que queremos. Vamos impedir que o Legislativo decida assuntos tão individuais, como a homossexualidade, e tão banais, como nome de ruas, e comece a trabalhar de fato. Para isso precisamos participar das assembléias a que temos direito.

Acredito que uma nação é feita pelos governantes e pelo seu povo, por isso para ter um Brasil melhor para meus filhos preciso que meus filhos sejam mais cidadãos para o Brasil!!

Bjs