segunda-feira, 1 de julho de 2013

"Bibioteca?? - Uma Biblioteca Pode fazer Milagres!"

A resenha da vez é de um livro que o Nanni ganhou de aniversário está fazendo o maior sucesso por aqui. Até a Manu gostou da história e fica quietinha escutando.

O Nannni se apropriou tanto dessa história que diz que foi ele que escreveu. Como temos o hábito de ler o título e nome do autor antes de ler o livro, hábito que aprendemos no colégio Bosque Feliz onde o Nanni estuda, agora toda vez que lemos o nome do autor do livro ele complementa "e Giovanni Garcia Bertalot" com o dedinho exatamente ao lado do nome do autor. Por isso acho que vale uma resenha!!! kkk


Esse é o primeiro livro que meu filho quis escrever!!

Ficha técnica:

Título: Bibioteca?? - uma biblioteca pode fazer milagres!
Autor: Lorenz Pauli e Giovanni Garcia Bertalot
Ilustrações: Kathrin Schärer
Tradução: José F. Sabino
Editora: Brinque-Book

O livro já começa diferente. A história começa na própria folha de rosto do livro, é só um parágrafo que faz toda a diferença!

 
Estão vendo esse ratinho tomando sol, ele é uma das personagens. Enquanto ele está tomando seu sol aparece uma raposa querendo devorá-lo e ele foge... A raposa o segue e começa a sentir cheiro de papel e gente.
 
Quando acha o ratinho ele logo diz:
 
" - Psiu!! Aqui ninguém pode ser perturbado! E olha como você perturba!!
  - Eu vou te pegar e você vai ser meu! - rosnou a rapouza
  - Eu não sou seu de jeito nenhum! Aqui nada é seu, tudo pode ser emprestado. Aqui é uma biblioteca. - disse o ratinho dando um sorriso"
 




A rapouza achou estranho aquele nome e logo perguntou:

"Bibio... o que? "
 
E o ratinho, além de explicar que uma biblioteca é um lugar cheio de livros, deu a melhor explicação que eu já vi sobre o porquê lemos...

"(...) Lemos para termos novas idéias."

E entregou um livro de gravuras para a raposa, que logo teve outra idéia e foi atrás de outro animal para comer.

 
 A raposa volta a biblioteca depois de três dias e pede para o ratinho que quer levar outro livro e ele para casa, pois a raposa não sabe ler. O ratinho conta que tem livros com áudio que ela pode pegar emprestado.


Depois de algumas noites a raposa volta com uma galinha na boca...

"- Vê se tem cabimento uma coisas dessa. - diz a raposa. Estou eu comendo essa galinha quando me perguntam se eu não sei que seus ossos podem fazer mal a minha garganta e ao meu estomago. Você sabe se é verdade ratinho?"

O ratinho o orienta a procurar na enciclopédia e no guia de animais doméstico. E é a galinha que lê, quase sem folego,  para a raposa. Lêem um livro após outro e acabam pegando no sono.

Por fim a raposa e a galinha tiveram um nova idéia...


Durante toda a história a autora vai explicando como funciona uma biblioteca e suas regras. Como fazer um cartão de empréstimo, quantos dias que ficamos com o livro e quantos livros podemos emprestar por vez.

E então se encantaram com o livro como o Nanni?
Boa Leitura!
Bjs