quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Feira de Troca de Brinqueco

Nesse último final de semana teve, em todo o Brasil, a Feira de Troca de Brinquedos. Uma ideia do Intituto Alana para reduzir o consumismo no dia das crianças.

                     
      

O Instituto oferece a parte de divulgação e orientação para os organizadores da feira, que podem ser desde pessoa física até grandes companhia a única coisa que precisa é ter um espaço para realizar o evento e disposição em organizá-lo.

Nós fomos na Feira organizada pela Luz e Lápis, um Centro de Educação Infantil que fica de frente com o Parque da Barragem da Represa Guarapiranga - Zona Sul da cidade de São Paulo. Chegando lá fomos recebidos com muito carinho e foi uma verdadeira festa!!

Como funciona:
 - Cada criança tem seu espaço para demonstrar os brinquedos;
 - Todos os brinquedos são etiquetados com o nome da criança "dono";
 - Quando a criança se interessa pelo brinquedo deve procurar seu "dono" e negociar;
 - Troca feita as etiquetas dos brinquedos também são trocadas e esse brinquedo pode ser trocado novamente por seu novo "dono".

A idéia é muito legal e vai muito além da redução ao consumismo, as crianças aprendem a negociar, aprende a lidar com a frustação e a fazer estratégias, adquire um brinquedo primeiro pra depois trocar pelo que realmente queria. E os pais aprendem, como meu marido disse muito bem, que o valor monetario não está em conta, para as crianças o que vale é o valor da brincadeira. 

Percebi que essas feiras precisam acontecer muito mais vezes, para mudar o conceito popular que relaciona coisa boa com coisa nova, reutilização com pobreza e pobreza com incapacidade. Estamos na era da sustentabilidade e a reutilização nada mais é que ser sustentável.

Voltamos com a mesma quantidade de brinquedos que fomos e as crianças super felizes com seus "novos" brinquedos!! Valeu muito a pena participar, já estamos esperando a próxima!!

As feiras continuam até o dia 12/10 quem sabe tem uma pertinho de você!

Bjs