sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Relembrando o Natal - Montagem de Presépio

As férias chegaram ao fim e muita coisa aconteceu nesses últimos meses. No começo pensei em escrever mais e depois decidi aproveitar as férias e ficar apenas curtindo e foi MUITO BOM!!

E para começar vou contar sobre nosso Natal ou melhor a espera dele.

Como já contei sofro de uma combinação bombástica para qualquer mãe. Portanto, não há nada que eu faça com meus filhos que não seja recheado de significado. E claro que com o Natal não podia ser diferente. 

A cada ano nas datas comemorativas como Páscoa e Natal construo algo com eles para que seu real significado, que está além dos ovos de chocolates e brinquedos caros, seja entendido. E dessa vez resolvi montar um presépio.

Não seguimos nenhum dogma religioso com as crianças, mas contamos muitas histórias de Jesus para elas. Por isso escolhi seguir a Antroposofia que trata de uma maneira muito peculiar as questões do Natal e do desenvolvimento infantil.

Segundo essa filosofia a montagem do presépio começa 4 semanas antes do Natal e a cada semana se dedica aos Reinos da Terra. Assim na 1 semana se separa o céu da terra e coloca as pedras, Reino Mineral; na 2 semana coloca folhas e árvores representando o Reino Vegetal; na 3 semana é a vez do Reino Animal colocando o estábulo e seus animais; na 4 semana coloca José e Maria no caminho de Belém. Eles andam um pouco por dia e no dia 24 chegam ao estábulo e o Menino Jesus aparece no dia 25.

A Cada semana acompanha uma vela que, pela Igreja Católica, significa perdão, fé, esperança e alegria respectivamente. Pela Antroposofia as velas são coloridas e pela Igreja todas são da mesma cor só muda a última.

E para contextualizar a montagem, histórias de/sobre o Nascimento de Jesus. Para crianças maiores existem o livro O Burrinho de Maria e Os Mistérios de Natal. Nós ganhamos o Advento de Georg Dreissing, muito legal cheio de contos curtos com passagens da Viagem de Maria e José até Belém, ótimo para crianças menores.

Depois de muita pesquisa adaptamos a montagem do nosso presépio. Os presépios Antroposóficos são montados sob uma mesa com tecidos e bonecos de pano. O nosso foi feito com:


  • Caixa de fralda,
  • Tinta PVA,
  • Cola branca,
  • Pedrinhas e areia coloridas de jardim ou áquario,
  • Folhas e gualhos do jardim da vovó,
  • Personagens de resinha de mini presépio vendidos em lojas de departamento.

Como fizemos:

Cortei a caixa de fralda de forma que ela ficasse com 3 lados. Pintamos com tinta PVA por fora da caixa, o céu e o chão. Fizemos montanhas com bolinha de jornal. Colamos as pedrinhas e a areia formando o caminho até o estábulo.



Conseguimos fazer só até aqui respeitando as semanas, porque depois do caminho pronto as crianças e eu colocamos todos os personagens e até um cavalo de brinquedo foi para o caminho de Belém. Por fim, a cada semana andávamos um pouco com José, Maria e o Burrinho.


O mais legal foi ver o Nanni brincando com os personagens do presépio contando as histórias que liamos. E a Manu se divertiu com a montagem e com as histórias. E na noite de Natal eles foram eles que me lembraram de colocar o menino Jesus.

Sem dúvidas este Natal esteve cheio de significados!!
Bjs